total-gas-1

O Gás GLP e suas Aplicações

O gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), mais conhecido como gás de cozinha, é um dos mais utilizados aqui no país. Enquanto que, no mundo, o uso desse gás representa quase 50%, aqui no Brasil 95% das residências o utilizam por causa do cozimento dos alimentos.

Mesmo sendo tão utilizado aqui, a maioria dos brasileiros não fazem a menor ideia da quantidade de aplicações que o Gás Liquefeito de Petróleo pode oferecer.

Confira abaixo quais são as principais aplicações do GLP aqui no Brasil e em diversas partes do mundo!

4 Usos do Gás Liquefeito de Petróleo

1. GLP para forno e churrasqueira

O forno movido a GLP funciona da mesma forma que o fogão para cozinhar. Até aqui não há mistério.

Mas sabia que existem churrasqueiras movidas a gás? Pois é, elas não são muito conhecidas por aqui e a maioria dos churrascos são feitos com carvão. O Gás Liquefeito de Petróleo consegue oferecer muitas vantagens quando comparado ao carvão. Veja:

  • a queima do carvão é prejudicial à saúde, a do gás não;
  • é facilmente controlável;
  • não precisa de outro combustível, fósforo ou qualquer outro elemento que pode provocar até mesmo um acidente;
  • além disso, há uma economia de 70% em relação ao uso do carvão.

2. GLP para lavadora e secadora

Quem diria que poderíamos usar gás de cozinha para lavar e secar a nossa roupa? Pois bem, essa é uma das muitas aplicações dessa substância.

Tanto a secadora quanto a lavadora de roupas podem funcionar por meio do GLP, o que gera uma boa economia na conta de luz no fim do mês. Além disso, esses são itens que costumam ficar na área externa da casa, por isso, pouco será investido em infraestrutura.

3. GLP para aquecedor de ambientes 

Com o Gás Liquefeito de Petróleo você consegue aquecer tanto ambientes pequenos como quartos, como também ambientes grandes como a casa toda.

É possível usar o GLP tanto no aquecedor de ambientes fixos (um tipo de gabinete metálico) como também o aquecedor móvel que pode ser levado para locais menores como um sala de escritório, um quarto e outros.

Para aquecer a casa toda, o piso aquecido é uma ótima opção. Para isso, usa-se um sistema de aquecimento a gás com tubulação de água. Assim, a água quente passa por diversos pontos da casa (debaixo do concreto) e aquece o local por inteiro.

4. GLP para automóvel

A gente sabe o quanto o combustível pode pesar no orçamento do mês. Além disso, os preços estão oscilando sempre e assim, se organizar financeiramente pode ser um grande desafio.

A infraestrutura para usar o GLP em automóveis pode ser instalado facilmente em carros de passeio e também nos modelos off roads.

Além de ser mais barato, esse tipo de combustível polui menos o ambiente e não causa problemas respiratórios nas pessoas.

Além de todos esses usos, podemos encontrar diversas outras aplicações para o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) como sauna, iluminação, gerador, bomba d’água, lareira e muitos outros.

Quer utilizar o GLP em outros locais além da cozinha? Fale com a gente e confira os nossos serviços de instalação!

total-gas-2

Utilizações e Vantagens dos Gases Combustíveis

Quando a gente pensa em gás combustível, vem logo na mente o gás de cozinha ou GLP. Isso é normal, afinal de contas, 95% das casas brasileiras utilizam esse tipo. Mas existem diversas outras opções, uma para cada necessidade e propósito.

Listaremos abaixo os principais tipos de gás combustível, o que eles são e suas aplicações, ou seja, para que são utilizados no dia a dia. Confira!

4 Gases Combustíveis e suas vantagens

1. Acetileno ou C2H2

Estamos falando de um gás que é altamente inflamável e tem um cheiro ácido. Ele é tão agressivo que apenas por respirá-lo podemos ficar asfixiados. Qualquer vazamento desse tipo de gás pode causar um belo estrago.

É um gás que, quando combinado com o oxigênio, é bastante utilizado, por exemplo, em soldas, decapagem de concreto entre outros processos nos quais a alta temperatura é exigida para cumprir a tarefa.

Não é um combustível muito utilizado por ser altamente poluente e porque a obtenção desse gás — que se faz por meio do carbureto de cálcio — tem um custo bastante elevado.

2. Biogás

Muitos são os países que não possuem uma vasta fonte de petróleo e, por isso, precisam importar. Porém, o custo é grande e muitos não podem pagar por ele. A solução? O Biogás.

Por meio de um processo natural na decomposição de restos de animais e vegetais combinado com bactérias específicas e ausência de oxigênio ocorre uma série de transformações até que o Biogás seja formado. De quebra, o produtor ainda fica com um resíduo dessa biodigestão, um excelente fertilizante.

O ponto negativo? É um processo demorado e trabalhoso o que pode encarecer o produto final.

3. GLP ou Gás Liquefeito de Petróleo

Um dos gases mais comuns e mais conhecidos considerando que quase 100% das casas brasileiras utilizam para cozinhar os alimentos. Sem contar os vários outros usos dessa substância.

O GLP é uma mistura de gás butano e metano, extraídos do petróleo por meio de um processo chamado de destilação fracionada.

O GLP é um gás que consegue oferecer uma elevada temperatura em pouco tempo e, o melhor de tudo? É facilmente controlável. Assim, o risco de incêndio ou explosão é mínimo (quase zero) quando manuseado da forma correta. Além disso, oferece baixa emissão de poluentes e tem um valor acessível.

4. GN ou Gás Natural

A composição desse gás depende muito de qual região ele é “extraído”, mas ele é formado, em maior quantidade, pelo metano.

É também utilizado como combustível em residências nos fogões e em sistemas de aquecimento e em países mais frios, o GN é usado na calefação.

Do Gás Natural é possível extrair, além do metano, o butano, o propano e o etano. Essas substâncias são utilizadas como matéria-prima de outras. Assim, é um gás que oferece um baixo custo considerando a quantidade de produtos que vêm dele.

O ponto negativo aqui pode ser o fato de que ele demora um pouco mais para chegar a uma temperatura mais elevada quando comparado ao GLP, mas isso o torna ideal, por exemplo, para ajudar em sistemas de aquecimento de água.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe a gente pelo Facebook e curta a nossa página!