Utilizações e Vantagens dos Gases Combustíveis

Blog da Totalgás

Quando a gente pensa em gás combustível, vem logo na mente o gás de cozinha ou GLP. Isso é normal, afinal de contas, 95% das casas brasileiras utilizam esse tipo. Mas existem diversas outras opções, uma para cada necessidade e propósito.

Listaremos abaixo os principais tipos de gás combustível, o que eles são e suas aplicações, ou seja, para que são utilizados no dia a dia. Confira!

4 Gases Combustíveis e suas vantagens

1. Acetileno ou C2H2

Estamos falando de um gás que é altamente inflamável e tem um cheiro ácido. Ele é tão agressivo que apenas por respirá-lo podemos ficar asfixiados. Qualquer vazamento desse tipo de gás pode causar um belo estrago.

É um gás que, quando combinado com o oxigênio, é bastante utilizado, por exemplo, em soldas, decapagem de concreto entre outros processos nos quais a alta temperatura é exigida para cumprir a tarefa.

Não é um combustível muito utilizado por ser altamente poluente e porque a obtenção desse gás — que se faz por meio do carbureto de cálcio — tem um custo bastante elevado.

2. Biogás

Muitos são os países que não possuem uma vasta fonte de petróleo e, por isso, precisam importar. Porém, o custo é grande e muitos não podem pagar por ele. A solução? O Biogás.

Por meio de um processo natural na decomposição de restos de animais e vegetais combinado com bactérias específicas e ausência de oxigênio ocorre uma série de transformações até que o Biogás seja formado. De quebra, o produtor ainda fica com um resíduo dessa biodigestão, um excelente fertilizante.

O ponto negativo? É um processo demorado e trabalhoso o que pode encarecer o produto final.

3. GLP ou Gás Liquefeito de Petróleo

Um dos gases mais comuns e mais conhecidos considerando que quase 100% das casas brasileiras utilizam para cozinhar os alimentos. Sem contar os vários outros usos dessa substância.

O GLP é uma mistura de gás butano e metano, extraídos do petróleo por meio de um processo chamado de destilação fracionada.

O GLP é um gás que consegue oferecer uma elevada temperatura em pouco tempo e, o melhor de tudo? É facilmente controlável. Assim, o risco de incêndio ou explosão é mínimo (quase zero) quando manuseado da forma correta. Além disso, oferece baixa emissão de poluentes e tem um valor acessível.

4. GN ou Gás Natural

A composição desse gás depende muito de qual região ele é “extraído”, mas ele é formado, em maior quantidade, pelo metano.

É também utilizado como combustível em residências nos fogões e em sistemas de aquecimento e em países mais frios, o GN é usado na calefação.

Do Gás Natural é possível extrair, além do metano, o butano, o propano e o etano. Essas substâncias são utilizadas como matéria-prima de outras. Assim, é um gás que oferece um baixo custo considerando a quantidade de produtos que vêm dele.

O ponto negativo aqui pode ser o fato de que ele demora um pouco mais para chegar a uma temperatura mais elevada quando comparado ao GLP, mas isso o torna ideal, por exemplo, para ajudar em sistemas de aquecimento de água.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe a gente pelo Facebook e curta a nossa página!

Posts Recentes

Shopping Basket